Uma das Pinturas Mais Antigas do Mundo

Graças ao Dogs Playing Poker , o pintor Cassius Marcellus Coolidge (também conhecido como CM Coolidge) ganhou a dúbia distinção de ser chamado de “o artista americano mais famoso de que você nunca ouviu falar”. Mas enquanto os críticos podem farejar sua contribuição para o mundo da arte, a história de suas maiores obras é rica.

 

Dogs Playing Poker não é uma pintura, mas sim uma série.

As primeiras explorações de pinturas de cães feitas por Coolidge foram feitas para caixas de charutos. Então, em 1903, o artista de 59 anos começou a trabalhar para a empresa de publicidade de lembranças Brown & Bigelow. A partir daí, ele começou produzindo obras como A blefe corajoso , simpatia Pôquer , e comprimida com quatro Aces , que foram reproduzidas como cartazes, calendários e impressões, por vezes, como partes de brindes promocionais.

Um amigo precisa de um par de bulldogs contra cinco cães enormes. Quem poderia culpá-los por escorregar cartões úteis debaixo da mesa com os dedos dos pés? Como o mais amado desta série, A Friend In Need é também o mais frequentemente chamado “Dogs Playing Poker”.

Estas PINTURAS deram a Coolidge alguma fama nos seus 60 anos

Coolidge já tinha uma reivindicação artística peculiar de fama – ele é creditado como o pai da Comic Foregrounds, aquelas atrações carnavalescas onde os turistas podem enfiar suas cabeças sobre uma figura de desenho animado como uma foto. Mas com o Dogs Playing Poker aproveitando as vendas de calendários e pôsteres, Coolidge conseguiu vender algumas das pinturas originais por US $ 2.000 a US $ 10.000.

Dogs Playing Poker nunca recebeu muitos elogios da crítica.

Encomendado para uso comercial, essas pinturas são consideradas na maioria das vezes como kitsch, arte que é basicamente ruim para o osso. Recontando a opinião intelectual dessas peças, Martin Harris , da Poker News , explicou : “Para alguns, as pinturas representam o epítome da cultura kitsch ou lowbrow, uma paródia de arte genuína”.

Na década de 1970, o kitsch era rei, e a demanda pela Dogs Playing Poker atingiu seu auge – o que tornou os cachorros prontamente disponíveis em várias formas acessíveis. Ou, como disse a crítica de arte Annette Ferrara , “Essas obras de assinatura, para o bem ou para o mal, são indelevelmente gravadas na biblioteca de slides subconscientes até mesmo da mais inclinada pessoa historicamente inclinada através de sua incessante reprodução em todo tipo de coisas efêmeras: calendários camisetas, canecas de café, propaganda ocasional. ”

Eles podem ser vistos como uma espécie de auto-retrato

Coolidge foi apelidado de “Cash” e tem sido descrito como um vigarista cujo currículo mostrou algumas mudanças de carreira. Antes de pintar para calendários, ele trabalhava na pintura de placas de rua e casas e também tentou ser um farmacêutico, um professor de artes e um cartunista. Ele também começou seu próprio banco e seu próprio jornal. Então talvez os cães que estão sempre procurando os ângulos representassem as próprias ambições de Coolidge.

KITSCH OU NÃO, Cães Jogando Poker pinturas vendem por muito dinheiro

Um leilão de 1998 resultou em uma venda original da Coolidge por US $ 74.000 na Sotheby’s. Então, em 2005, A Bold Bluff e Waterloo: Two foram colocados em leilão no Doyle New York’s Dogs in Art Auction. Antes de chegar ao quarteirão, foram feitas previsões de que o par de pinturas raras chegaria a US $ 30 mil a US $ 50 mil. Mas um licitante anônimo finalmente pagou uma gritante quantia de US $ 590.400 por eles, estabelecendo um recorde para a venda das obras de Coolidge.

Este par caro compartilha um enredo

As notas de leilão do evento Doyle explicam : “A narrativa sequencial (das pinturas) segue os mesmos ‘jogadores’ no curso de uma mão de pôquer. Na primeira ( A Bold Bluff ), nosso personagem principal, o St. Bernard, segura uma mão fraca enquanto o resto da tripulação mantém seus melhores rostos de pôquer.Na cena seguinte ( Waterloo: Two) , vemos o St. Bernard arrecadar o pote grande, para o óbvio desânimo de seus companheiros jogadores. ”

Nem todas as séries do Dogs Playing Poker se encaixam no nome

Coolidge pintou 16 peças nesta coleção, mas apenas nove delas realmente mostram cães jogando pôquer. Ensino Superior exibido filhotes de capacetes jogando futebol. Véspera de Ano Novo em Dogsville imagina uma festa romântica com jantar e cães dançantes. E Breach of Promise Suit mostrou um tribunal canino.

 

Dogs Playing Poker tem um pequeno lugar de honra em Filadélfia, NY

Coolidge foi criado na Filadélfia, mas a pequena cidade desconhecia em grande parte a fama de seu ex-morador até 1991. Foi quando sua filha de 80 anos, Gertrude Marcella Coolidge, assumiu a responsabilidade de viajar para a Filadélfia e dar uma impressão de seu livro. coleção para a cidade. Hoje, esta peça está emoldurada e está dentro do museu de um cômodo na parte de trás da biblioteca local. Os visitantes também podem pedir para ver uma pasta fina de materiais relacionados Coolidge.

A esposa e a filha de Coolidge não ficaram impressionadas com a Dogs Playing Poker

Em 2002, Gertrude, de 92 anos, disse ao The New York Times que ela e sua mãe eram mais felinas do que amantes de cães, mas ela admitiu: “Você não pode imaginar um gato jogando pôquer. Não parece que vai. ”

Dogs Playing Poker foram comparados com as peças de Tennessee Williams

Talvez isso pareça bobo. O que peças como Cat em um telhado de lata quente ou Streetcar Named Desire têm em comum com essas obras-primas kitsch? De acordo com o colaborador do New York Times, James McManus, esses trabalhos compartilham visões semelhantes sobre política sexual: “Os homens bebem, fumam e jogam pôquer. As mulheres que os servem … seu jogo é domar os garotos maus.”

Para Williams, isso significa Maggie the Cat, Stella Kowalski ou sua frágil irmã Blanche DuBois. Para Coolidge, significa um poodle para servir coquetéis, ou um par de terriers quebrando o jogo.

Coolidge inspirou-se em grandes artistas que vieram antes.

As obras de Michelangelo Merisi da Caravaggio , Georges de La Tour e Paul Cézanne são frequentemente citadas como influências sobre como Coolidge colocou seus jogadores de cartas caninas.

A elite da arte ainda não respeita o Dogs Playing Poker

A popularidade e o prestígio nem sempre vêm de mãos dadas. Críticos de arte zombam há muito tempo dos trabalhos encomendados que Coolidge realizou. Até mesmo seu obituário de 1934 descreveu sua maior realização artística como “pintou muitas fotos de cachorros”. Mas um golpe baixo foi entregue no Dia da Mentira, em abril, quando o Museu de Arte Chrysler, em Norfolk, na Virgínia, publicou uma brincadeira na forma de um comunicado de imprensa proclamando que a instituição queria exibir o Dogs Playing Poker .

O diretor da Chrysler, William Hennessey, afirmou: “Há muito tem havido um debate em círculos acadêmicos sobre a posição da arte canina no cânon. Acredito que agora é hora de essas imagens icônicas assumirem seu lugar nas paredes de nossas instituições”. onde a arte homocêntrica tem sido injustamente privilegiada “.

Este elogio foi seguido por um adendo: ” NOTA DO EDITOR: April Fool! Toda palavra impressa acima é verdadeira com a única exceção da sugestão que o Chrysler está realmente tentando obter estas pinturas.”

Os críticos podem estar perdendo o ponto

Muitos críticos rejeitaram as obras de Coolidge como triviais por causa de suas origens comerciais. Mas no livro de 2004, Poplorica: A Popular History of the Fads, Mavericks, Invenções e Lore, Shaped Modern America , Martin J. Smith e Patrick J. Kiger propuseram que o Dogs Playing Poker era uma série satírica destinada a zombar da classe alta em seus excessos e atitudes. Basicamente, os críticos de Coolidge podem não estar na verdadeira piada aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s